Hoje é Dia do Infectologista: entenda o que ele faz e como pode te ajudar

No dia 11 de abril é comemorado o Dia do Infectologista. Não poderíamos deixar de prestigiar esse grande profissional da saúde, que junto com a gente, combate as doenças provocadas por micro-organismos como vírus, bactérias, fungos ou protozoários. Estas doenças tem como forma de contágio as mãos infectadas. É por isso que estamos juntos nessa.

O infectologista é super importante no cenário clínico e hospitalar, porque ele atua junto a diversas outras especialidades médicas, já que qualquer órgão ou sistema do nosso corpo está sujeito a uma infecção.

Por exemplo, um ortopedista cuida dos nossos ossos, porém se há um quadro de infecção após uma cirurgia ortopédica, por exemplo, o infectologista passa a integrar o corpo médico.

É por isso também que o infectologista estuda o corpo humano de forma mais holística, ou seja, observando-o como um todo. Ele precisa conhecer toda a anatomia e funcionamento do corpo para conseguir trabalhar com excelência.

Os infectologistas cuidam desde doenças super simples, como gripes e resfriados, até as mais complexas e mortais, como as infecções hospitalares.

Ele também é quem atua na pesquisa das doenças emergentes, que estão surgindo ou tomando proporções, assim como no desenvolvimento e controle de vacinas.

Quando procurá-lo?

Sempre que houver um indício de doença que não esteja relacionado a um sintoma específico, o infectologista pode ser o melhor especialista para te dar um diagnóstico.

Quando você tem uma febre que não cessa e não tem motivo aparente, por exemplo; Quando você se expôs sexualmente e corre o risco de ter adquirido alguma doença sexualmente transmissível; Quando sente algum incômodo “pouco usual” como íngua, dor recorrente, feridas.

By |abril 11th, 2018|Sem categoria|0 Comments