A história de sucesso desta edição é um exemplo de como colocar o foco no que importa ao cliente pode gerar uma forma inovadora de atender e de enxergar diferentes potenciais para a sua marca. A HigGel é uma empresa nacional que comercializa álcool gel em pequenos sachês de uso individual. Sua linha de produtos tem como diferencial doses únicas, que são práticas e podem ser transportadas com facilidade.

Além da venda no varejo, a marca também aposta em uma linha personalizada, que permite ao cliente colocar a própria marca nos sachês, disponibilizando o produto de forma sofisticada nos estabelecimentos dele. Dessa forma, o produto deixa se ser apenas uma forma de higienizar as mãos, para se tornar uma mídia para cada cliente, com espaço para destacar a marca e demais informações consideradas importantes.

“Não vendemos álcool gel, elaboramos projetos personalizados e oferecemos uma parceria para ajudar nossos clientes na fidelização e fortalecimento das suas marcas”, explica o fundador da empresa, Silvio Fontes.

Fontes conta que conseguiu dar início a uma promissora empresa mesmo em meio à recessão econômica focando nos diferenciais da marca e reconhecendo quais eram os investimentos que valiam à pena. Conheça mais sobre este casede sucesso nesta entrevista com o empresário:

Como e quando surgiu a HigGel?

A ideia de empreender e abrir um negócio como a HigGel surgiu quando ainda era executivo de uma grande empresa de mídia impressa no Brasil. Trabalhei nessa empresa por 10 anos até tomar a decisão de empreender, o que era um grande sonho, pois nunca me contentei com o trabalho sistematizado. Tinha grandes ideias e desejava ardentemente colocá-las em prática para contribuir de alguma forma com o mundo em que vivemos.

Sempre tive a vontade de montar um negócio que pudesse ajudar as pessoas a viverem melhor e terem suas necessidades atendidas, e que fosse ao mesmo tempo moderno, inovador e diferente de tudo que já existe. Hoje a HigGel produz e comercializa álcool gel em sachês. Atuamos com a linha da marca HigGel e com a linha de sachês personalizados com a logomarca do cliente.

Quem é seu público-alvo e como vocês se diferenciam de outras empresas da área?

Para cada uma das nossas linhas de produtos (HigGel e Personalizado) temos um público-alvo diferente.

A linha HigGel é voltada para o consumidor final (varejo). Já o Personalizado tem como público-alvo estabelecimentos comerciais, clínicas, hospitais, empresas e agências de publicidade.

De uma maneira bem simplificada, nosso público-alvo são pessoas modernas e que pensam diferente. No caso do Personalizado, ajudamos empresas que querem se diferenciar no mercado e surpreender seus clientes, por meio de campanhas e ações com sachês, a oferecerem álcool gel diariamente em seus estabelecimentos de forma mais sofisticada.

Com relação à concorrência, entendo que o álcool gel em sua essência é um commodity e praticamente todas as empresas do setor o vendem assim. Nossa proposta é diferente, é agregar valor ao produto com uma marca forte e uma embalagem inovadora, prática e sofisticada.

Vocês têm Missão, Visão, Valores bem definidos? Se sim, quais são?

Temos sim. Nossa Visão: “Ser referência nos negócios em que atua, reconhecida pela qualidade dos produtos e do atendimento e sempre levando o conceito de inovação e modernidade”.

Nossa Missão: “Ajudar pessoas a viverem melhor e proporcionar higiene. Promover a praticidade, a liberdade e valorizar os momentos, por meio de toda a linha de produtos”.

Nossos Valores:

  • Inovação e Modernidade
  • Criatividade
  • Trabalho em Equipe
  • Dedicação
  • Qualidade
  • Ética e Respeito

Quais foram as maiores dificuldades nestes últimos dois anos, com a economia em recessão?

A HigGel já nasceu em 2016 em um cenário de recessão. Desde o início da empresa enfrentamos o desafio de vender nosso produto para empresas que passavam por grandes dificuldades financeiras e tinham baixas verbas para investimento em marketing e novos produtos. Por isso, para vencer a crise, otimizamos ao máximo o nosso processo produtivo, nossa equipe administrativa e de vendas e passamos a identificar oportunidades comerciais geradas pela crise.

Usamos a criatividade para montar projetos direcionados e modelos de arte que atendessem a necessidade dos nossos clientes. Para 2018, acredito que provavelmente a economia vai acelerar e o cenário para a HigGel é de crescimento, apesar da instabilidade que a disputa eleitoral pode ocasionar no mercado financeiro.

Quais foram os principais sinais de sucesso que começaram a aparecer, mostrando o acerto da estratégia e modelo de negócio da HigGel nestes últimos meses?

Conseguimos em pouco menos de 2 anos de empresa ter uma carteira sólida de clientes tanto no segmento do Varejo (Linha HigGel), com grandes redes de farmácias e de departamento, quanto no segmento Personalizado, com clientes de diversos segmentos de mercado.

O que vocês fazem que é totalmente diferente da maior parte dos concorrentes?

Fazemos praticamente tudo diferente. De uma maneira bem simples, trabalhamos com uma embalagem nova, um serviço de atendimento ao cliente diferenciado e um conceito inovador que é fazer publicidade no sachê. Não vendemos álcool gel, elaboramos projetos personalizados e oferecemos uma parceria para ajudar nossos clientes na fidelização e fortalecimento das suas marcas. Além disso, valorizamos o conceito da nossa marca, voltada para pessoas modernas e sofisticadas.

Especificamente em relação a Vendas (que é nosso foco na VendaMais), como vocês treinam a equipe comercial para reforçar seus diferenciais e não cair na guerra de preços?

Todos os nossos executivos de vendas passam por um treinamento geral, onde aprendem detalhes a respeito do produto e sobre o padrão de qualidade que exigimos dos nossos funcionários com relação ao atendimento pessoal aos nossos clientes. No caso da venda do produto personalizado, por exemplo, nossos executivos acompanham passo a passo do projeto, do início ao fim, desde o briefing da arte do sachê à produção e envio da mercadoria. Além disso, fazemos um treinamento estratégico, onde o executivo é treinado para ajudar o cliente a identificar oportunidades no negócio dele. Ele também ajuda o cliente a traçar metas e objetivos de aplicação com as ações em sachês.

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O que vocês têm feito de especial para atrair novos clientes e que tem funcionado bem?

Utilizamos as redes sociais para falar com nossos clientes e atrair novos. Isso funciona muito bem. Também recebemos muitas indicações de parceiros que já confiam na nossa marca. Além disso, montamos alguns projetos para segmentos específicos (como campanhas na área da saúde, gastronomia, viagens e datas comemorativas) e nossos executivos de vendas fazem uma busca ativa desse público potencial, enviando o projeto com sugestões para o seu negócio.

E em termos de fidelização de clientes, algo em especial que façam para que os clientes continuem comprando ou fazendo negócios com vocês?

Nós temos um envolvimento muito próximo para com o nosso cliente, que chamamos de parceria. Como já disse anteriormente, nossa missão é ajudar o nosso cliente, uma relação muito maior do que a de compra e venda, mas de trabalho em equipe, para que todos saiam ganhando. Há fidelidade, é quase um casamento! Priorizamos e valorizamos sempre a necessidade nosso cliente, e isso é o que faz com que ele sempre escolha a HigGel.

Existe algo que era feito antes e que vocês PARARAM de fazer, por mais dura que fosse a decisão, para atualizarem o modelo de negócios?

Logo no início, utilizávamos muito a abordagem de venda com foco no álcool em gel. Começamos a ter conversões baixas de vendas, até que decidimos destacar os atributos intangíveis do produto e investimos no conceito de publicidade no sachê e em projetos específicos para ajudar clientes a se diferenciarem dos concorrentes.

Em quais áreas da empresa foram feitos os principais investimentos nesse processo de crescimento da HigGel? Não só em termos de dinheiro/investimentos, mas revisão de processos, aumento de eficiência, etc. Ou seja, onde foi colocado mais foco e energia?

Investimos em uma equipe comercial qualificada, que já tivesse experiência com atendimento ao cliente e conhecimentos em marketing e também na expansão da área comercial.

Fizemos investimentos em marketing e mídias sociais, principalmente ligados ao branding da marca e na captação de novos clientes.

Quais os próximos passos? O que estão planejando para o futuro? Qual o próximo grande objetivo?

Queremos fortalecer a marca HigGel como uma empresa referência nos segmentos em que atua, e expandir nosso produto e nosso mercado.

Que conselhos daria para um empreendedor pensando em iniciar um projeto pessoal mas ainda relutando se começa (arrisca…) ou não?

Todo empreendedor precisa ter em seu DNA um desejo de não só ganhar dinheiro (isso é consequência), mas de ajudar a mudar o mundo e torná-lo melhor. O empreendedor precisa ter primeiramente amor por aquilo que faz, e acreditar no que deseja abrir ou criar (ainda que ninguém mais acredite!). E depois deve procurar ajuda de pessoas que tenham experiência em gestão em negócios, para que consiga estruturar de uma maneira adequada a empresa desde o início.

Existe algum livro, vídeo, filme, pessoa que mais influenciou sua trajetória pessoal/profissional e que você recomendaria para pessoas que querem resultados melhores?

Gosto muito do filme “Fome de Poder”, que conta a história do Mc Donald’s e também do filme que conta a história do Walt Disney.

Os meus livros preferidos com o tema empreendedorismo são: “Mindset: The New Psychology of Success”, de Carol Dweck (Ed. Fontanar) e “O maior vendedor do mundo”, de Og Mandino (Ed. Record).

Duas pessoas que me influenciam muito são os especialistas em Marketing de Diferenciação, Pedro Superti e Daniel Den. Eles são meus mentores e me ajudam a traçar estratégias para o meu negócio.

Algum comentário final que gostaria de fazer para nossos assinantes e leitores da VendaMais?

Minha dica final para o leitor da VendaMais é: “ouse ser diferente”!

Fonte: www.vendamais.com.br/entenda-o-componente-do-sucesso-da-higgel/